Laudo de Acústica


          Desenvolvemos o Laudo de Acústica (ou Laudo de Ruídos) para a análise e aprovação dos órgãos públicos com emissão do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do profissional.

          Este laudo consiste, basicamente, de um relatório das emissões sonoras de uma atividade comercial (por exemplo, casas de shows, bares, academias, templos religiosos), incluindo medidas de isolamento acústico para atenuar tais emissões. Geralmente, sua exigência é parte integrante de processos de obtenção de alvarás ou legalizações na prefeitura.

Como é realizado o Laudo de Acústica          

       Para a captação das emissões sonoras será necessário que o profissional disponha de um decibelímetro e o disponha em diferentes locais e horários de funcionamento do imóvel. Com os resultados obtidos, o profissional verificará se os ruídos (medidos em decibéis) se encontram dentro dos níveis admitidos e tolerados pela norma NBR 10.151. Caso estes níveis extrapolem os limites admitidos, deverá ser proposto um projeto de isolamento acústico para atenuar o incômodo na vizinhança.

      Um correto levantamento das emissões sonoras e uma adequada proposta de isolamento acústico são fundamentais para o sucesso do empreendimento, evitando, com isso, um eventual conflito com as pessoas que moram ou trabalham na sua vizinhança.

Problemas da edificação sem o Laudo de Acústica

         Algumas atividades comerciais ou industriais são passíveis de serem exigidas o Laudo de Acústica pela Prefeitura. Sem o Laudo, a empresa não poderá obter ou renovar a Licença de Funcionamento. Além disso, o estabelecimento correrá um sério risco de ser interditado pela fiscalização até que o mesmo apresente o referido Laudo.           

Consultas e orçamentos, entre em contato.